sábado, 19 de abril de 2008

Previsão do Tempo (2)

Ensolarado e com temperaturas amenas: assim foi o primeiro dia da Maratona de Cinema da Z-3, - depois da primeira semana de frio do ano - o que proporcionou a quem foi até a colônia de pescadores belas paisagens e passeios agradáveis.

(Para nós, da organização, foi recompensante ver o nascer do sol de manhã cedinho, quando chegávamos para preparar toda a estrutura para receber os visitantes, e o nascer da lua, quando já estávamos cansadas de tanto trabalhar...).

Aliás, neste dia 20 começa a fase da lua cheia... mais um atrativo para ir a Maratona e ficar até a noite só para apreciar este espetáculo na Lagoa!

De acordo com a previsão do site ClimaTempo, os espectadores irão continuar contando com a meteorologia mais ou menos favorável: Domingo deve fazer sol, com aumento da nebulosidade de nuvens pela manhã. Há possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite, mas as temperaturas devem se manter agradáveis, entre 16º e 27ºC.
Já na segunda-feira a previsão é de tempo estável, com menores probabilidades de chuva. As temperaturas estarão em elevação, com mínima de 19º e máxima de 28ºC.


Confira a previsão do tempo completa no site ClimaTempo,
ou confira na parte inferior esquerda deste blog.

Dada a largada da Maratona de filmes na Z-3

Próximo das 15h, um clima de muita expectativa e curiosidade envolveu o público que chegava ao salão Paroquial João Paulo II, na Colônia Z-3. Em frente ao prédio, uma grande fila de pequenos espectadores com suas cadeiras, pipocas e lanches sob os braços. O motivo de tanta agitação? A abertura da Maratona de Cinema da Z-3.

“Eu vim ver o filme do ‘Velho do Saco’”, disse com firmeza a pequena Karoline Souza de apenas quatro anos, enquanto aguardava na fila acompanhada do pai, o comerciante Enelroi Souza. O curta metragem de 14 minutos deu a largada à jornada de exibições audiovisuais gratuitas que se estende até segunda-feira (21).

Quando as portas foram abertas, a primeira sensação das quase cem pessoas da sessão de abertura foi a da aromatização do ambiente. Todo salão ganhou um cheirinho especial para receber o público. Em seguida, todos concentraram os olhares e os ouvidos na tela de projeção.

A sessão ainda atraiu a atenção do público com os curtas “A coisa mais importante da vida” e “Olhares”. O primeiro dia da Maratona exibiu na seqüência “Efeito Estufa”, “O amor nos anos 90”, “Batalha naval”, “Vaga lume”, “No amor” e “Pequeno dicionário amoroso”. A programação de amanhã reserva muito mais.

Texto: César Soares
Fotos: Carolina Silveira

Jovens descobrem o cinema com a Maratona

A realização de outras festas e mesmo eventos semelhantes a esta jornada audiovisual poderá até fazer com que a inédita Maratona de Cinema da Z-3, para alguns, se perca no tempo. Mas, o dia em que o tamanho da projeção, o som alto, e o escurinho de uma sala de exibição foram descobertos, pela primeira vez, jamais será esquecido, por outros.

Prova disso está na euforia e nas declarações da pequena Ketlhin Ribeiro da Rosa, 9 anos, após assistir à primeira sessão de filmes, e já se preparando para a segunda. “Adorei! Estava muito bom, a tela é grande, bonita, muito legal. Os Filmes também estavam muito bons”, disse a pequena espectadora, encantada em seu primeiro contato com uma sala semelhante à de cinema.

A empolgação de Ketlhin foi tanta que mal havia saído da sala, já se posicionava na fila para as próximas sessões. “Gostei muito do ‘Olhares’ que foi o último, e quero ver também ‘Pequeno Dicionário Amoroso’ e amanhã ‘Menino Maluquinho’”, contou.

(César Soares)

Espaço multicultural na Z-3 incrementa a Maratona

Entre o Dia do Índio e o Dia de Tiradentes uma diversidade de atrações culturais na Z-3. A tarde deste 19 de abril, na colônia de pescadores, foi plural em termos de cultura e entretenimento e seguirá assim até segunda-feira (21). Cinema acompanhado de artesanato, literatura e jornalismo comunitário: a Maratona de Cinema reúne diferentes atividades no Salão Paroquial João Paulo II.

Literatura e teatro

Entre uma exibição e outra, o público pode conferir do lado de fora do salão o trabalho voluntário da zetresense Ana Margarete Pereira – a Meg como é popularmente conhecida. Com mesas e murais, Meg expôs parte dos projetos que conduz. Um deles é o Arca das Letras, iniciativa do Governo Federal que disponibiliza gratuitamente, por empréstimo, livros aos moradores. O acervo de Ana já conta com cerca de 300 títulos entre didáticos e pesquisa, literatura infantil, leitura de jovens adultos e outros gêneros que podem ser locados junto à Maratona.

Outra mostra interessante disponível ao público, divulga o trabalho que a voluntária desenvolve por meio do grupo de teatro amador Lagoa Doce. Apresentações, atividades lúdicas e festivas estão detalhas numa exposição de fotos. “Esta é uma tarde realmente cultural aqui na Z-3. Uma ótima oportunidade para as crianças e até adultos que nunca tiveram contato com cinema conhecerem essa arte”, comentou.

Artesanato

O que também diversificou as atrações culturais da Maratona foram as cores, formas e artigos empregados no trabalho manual produzido pelas artesãs Ângela da Rocha e Bete Portela. Com fios de rede de pesca, escamas e ossos de peixe, sementes e alguns adornos, elas criam bijuterias e enfeites que revelam toda a criatividade com o manuseio da matéria-prima encontrada na natureza. As peças confeccionadas por elas, variam entre R$ 1,50 e R$ 20,00 e podem ser adquiridas no local até segunda-feira (21).

O artesanato zetrezense enriqueceu a Maratona

Jornalismo comunitário

A equipe de estudantes do curso de Comunicação Social da UCPel, também marca presença no local e se reveza para a cobertura integral do evento. Reportagens, fotos e toda a repercussão da Maratona estarão na edição de abril do jornal O Pescador, projeto de jornalismo comunitário desenvolvido há oito anos naquela comunidade.


Texto: César Soares
Foto: Carolina Silveira

Projeto com participação e reconhecimento de profissionais

Bem mais do que agitar a Colônia Z3 durante três dias – sábado (19) a segunda-feira (21), a Mostra de Cinema mobilizou e envolveu ainda diversos profissionais da produção audiovisual de Pelotas. À medida em que a idéia ganhou corpo e se firmou como um espaço possível e viável para exibições de películas, professores e autores de produções locais aderiram ao projeto e aprovaram a iniciativa.

A professora do curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e diretora da Moviola Filmes, Cíntia Langie Araújo, entende que a jornada de exibições chega num momento bastante positivo. “Creio que passamos por um período de resgate desta arte, claro que com novos conceitos, num momento em que surgem novas instituições como produtoras e o nosso próprio curso, o que favorece o interesse e a criação de novas obras, e, consequentemente, o surgimento de novos espaços”, analisou.

Além de tecer muitos elogios ao projeto acadêmico, Cíntia que participa da Mostra com Katanga’s Bar da Moviola Filmes e Olhares produção dos alunos do curso de Cinema e Animação, deixou pedido para que o evento tenha continuidade. “É um trabalho muito bem pensado, organizado e com uma excelente divulgação, o que o credenciou sem dúvida. Gostaria muito que tivesse continuidade, outras edições, em outros bairros, até mesmo para estimularmos nossos alunos”, sugeriu, comparando a Mostra com Curtas Circuito projeto de extensão do curso de Cinema que leva as produções acadêmicas às escolas.

Animação

O cartunista e professor de Animação do mesmo curso, André Macedo, também avaliou a Maratona como uma oportunidade de difusão desta arte. “Uma iniciativa extremamente oportuna e atual. Ao garantir acesso a esse tipo de produção, a mostra privilegia uma comunidade e provoca mudanças sociais”, disse Macedo se referindo ao contato dos moradores com as produções locais. Macedo também participa da Maratona com o filme de animação 2D tradicional “A Melancia Coco Verde”, baseada na obra de João Simões Lopes.

(César Soares)

Sidney Sampaio na Maratona

No meio da arrumação do salão paroquial para se iniciar a Maratona de Cinema da Z-3, atendimentos à imprensa. O pessoal do Grupo RBS - especificamente do Jornal do Almoço e da Zero Hora - foi conferir o trabalho da organização.

Quem também veio nos prestigiar foi o ator Sidnei Sampaio, que está em Pelotas para encenar a peça Alzira Power hoje às 21h, no Teatro Sete de Abril. A peça já passou por outras cidades gaúchas e é uma promoção do SESC, , que também apóia a Maratona, por meio do projeto ArteSESC - Cultura por toda parte.

Sampaio conversou com os zetrezenses, tirou fotos com as crianças e comentou a iniciativa. "É muito legal esse projeto, trazer para mais perto o cinema a quem está tão distante". O ator, que nunca trabalhou em cinema, adiantou que atuar em um filme é algo que está em seus planos. Ver Sidnei Sampaio nas grandes telas é algo que deve ocorrer em breve. "Tenho um namoro platônico com o cinema", brincou.

Quem também aprovou e deu todos os incentivos à Maratona foi o jornalista Ney Motta, que acompanha o ator na viagem. Motta comentou que tem interesse em realizar projetos similares a este no eixo Rio-São Paulo, e, por isso, pretende manter contato com a organização da Maratona de Cinema da Z-3. "Fiquei impressionado com a iniciativa", falou, entusiasmando toda a equipe de trabalho.

Hoje, todo mundo lá, heim?

Estão falando da Maratona...

Veja o que diz o site da UCPel sobre a Maratona.

[18/04/2008]
Acadêmicas da Católica promovem maratona cinematográfica na Z-3

Entre os dias 19 e 21 de abril, a comunidade da Colônia Z-3, segundo distrito de Pelotas, tem encontro marcado com a sétima arte. Trata-se do projeto experimental Maratona de Cinema, idealizado por quatro alunas do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade inclui a exibição gratuita de 28 filmes e pretende amenizar a triste estatística comprovada na localidade sobre o alto número de zetrezenses que nunca foram ao cinema: o índice ultrapassa os 75%, principalmente entre os jovens.

De acordo com a acadêmica Bianca Zanella, uma das organizadoras do evento, a distância, o valor dos ingressos e do deslocamento foram os fatores apontados como principais causas para este baixo índice de acessibilidade. “Outro dado verificado é que os filmes assistidos são, em sua maioria, estrangeiros. O conhecimento sobre as produções nacionais é mínimo”, completou.

A partir destas constatações, Bianca e as colegas Karina Peres, Aline Reinhardt e Cíntia Arbeletche, orientadas pelo professor Michael Kerr, colocaram em prática a idéia de propiciar à comunidade da Z-3 um evento participativo no qual seus membros sejam, ao mesmo tempo, expectadores (com a possibilidade de apreciação coletiva do cinema) e atores (quando na exposição de sua culinária e arte aos visitantes na feira que ocorrerá paralelamente).

Além da UCPel, o projeto tem como apoiadores culturais Casa de Cinema de Porto Alegre, Cinematográfica Clube Silêncio, CineSesc, Moviola Filmes, Público Cinema, Studio Laços, Curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Prefeitura de Pelotas/Secretaria Municipal de Cultura, Postos São José, Graphos Cópias, Lojas Manlec, Evidency – Espaço da Beleza, Farmácia Nossa Senhora Aparecida, Arataca T-Shirts, Studio Flutuante Sonorização e Diário Popular.

O evento será aberto oficialmente às 15h de sábado (19), no Salão Paroquial da Colônia Z-3. Interessados devem garantir seu ingresso antecipadamente na secretaria da Escola Raphael Brusque (na Z-3), na Loja Manlec do Calçadão e nos Postos São José. Programação e informações no blog http://cinez3.blogspot.com.


(Assessoria de Imprensa da UCPel)

19 de abril - Dia do Índio!







Faltam 15 horas para a Ma
ratona de Cinema da Z-3!