sábado, 19 de abril de 2008

Estão falando da Maratona...

Veja o que diz o site da UCPel sobre a Maratona.

[18/04/2008]
Acadêmicas da Católica promovem maratona cinematográfica na Z-3

Entre os dias 19 e 21 de abril, a comunidade da Colônia Z-3, segundo distrito de Pelotas, tem encontro marcado com a sétima arte. Trata-se do projeto experimental Maratona de Cinema, idealizado por quatro alunas do curso de Comunicação Social - Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade inclui a exibição gratuita de 28 filmes e pretende amenizar a triste estatística comprovada na localidade sobre o alto número de zetrezenses que nunca foram ao cinema: o índice ultrapassa os 75%, principalmente entre os jovens.

De acordo com a acadêmica Bianca Zanella, uma das organizadoras do evento, a distância, o valor dos ingressos e do deslocamento foram os fatores apontados como principais causas para este baixo índice de acessibilidade. “Outro dado verificado é que os filmes assistidos são, em sua maioria, estrangeiros. O conhecimento sobre as produções nacionais é mínimo”, completou.

A partir destas constatações, Bianca e as colegas Karina Peres, Aline Reinhardt e Cíntia Arbeletche, orientadas pelo professor Michael Kerr, colocaram em prática a idéia de propiciar à comunidade da Z-3 um evento participativo no qual seus membros sejam, ao mesmo tempo, expectadores (com a possibilidade de apreciação coletiva do cinema) e atores (quando na exposição de sua culinária e arte aos visitantes na feira que ocorrerá paralelamente).

Além da UCPel, o projeto tem como apoiadores culturais Casa de Cinema de Porto Alegre, Cinematográfica Clube Silêncio, CineSesc, Moviola Filmes, Público Cinema, Studio Laços, Curso de Cinema e Animação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Prefeitura de Pelotas/Secretaria Municipal de Cultura, Postos São José, Graphos Cópias, Lojas Manlec, Evidency – Espaço da Beleza, Farmácia Nossa Senhora Aparecida, Arataca T-Shirts, Studio Flutuante Sonorização e Diário Popular.

O evento será aberto oficialmente às 15h de sábado (19), no Salão Paroquial da Colônia Z-3. Interessados devem garantir seu ingresso antecipadamente na secretaria da Escola Raphael Brusque (na Z-3), na Loja Manlec do Calçadão e nos Postos São José. Programação e informações no blog http://cinez3.blogspot.com.


(Assessoria de Imprensa da UCPel)

Nenhum comentário: