sábado, 31 de maio de 2008

Mesmo sem o prêmio, apresentação da Maratona é considerada boa

Trabalhos Maratona de Cinema da Z-3 e Relação dos Zetrezenses com o Cinema não levam o primeiro lugar na competição


Embora as apresentações dos trabalhos Maratona de Cinema da Z-3 (evento) e Relação dos Zetrezenses com o Cinema (pesquisa) tenham sido avaliadas positivamente, nenhum deles levou o primeiro prêmio no Expocom Sul 2008.

A experiência, porém, foi válida e marcante. Ambas apresentações estavam marcadas para às 13h20 do primeiro dia de evento, 29 de maio. O ônibus que levou os alunos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) à Guarapuava/PR - que sediou o congresso - chegou à cidade às 13h! "Passamos no hotel, banho rapidíssimo, e nos tocamos de táxi - e os táxis demoram mto a chegar por aqui!", conta Bianca Zanella, que junto com Aline Reinhardt foi defender os trabalhos na competição.

Outros problemas

Antes mesmo da saída de Pelotas rumo a Guarapuava, se sabia que haveria problemas a resolver quando se chegasse na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). O evento Maratona de Cinema da Z-3 ficou inscrito na categoria pesquisa.

Para resolver a falha sem perder o horário da apresentação, ao chegar na universidade Reinhardt e Zanella se dividiram: "enquanto a Aline [Reinhardt] foi procurar a coordenação do Expocom para acertar aquele problema da categoria, eu fui fazer nosso credenciamento e procurar a sala", diz Zanella.

Uma das coordenadoras do Expocom, Iris Yae Tomita, foi muito receptiva e resolveu o problema de inscrição. Tomita já havia sido procurada alguns dias antes do evento, por isso já esperava a equipe da Maratona - bem como outros alunos - para resolver essas questões.

Pontualidade não foi comprometida

Devido a problemas no projetor multimídia, as apresentações atrasaram - mas a equipe da Maratona não. As gurias chegaram à sala com tempo de sobra, pois a organização do Expocom demorou a providenciar outro datashow.

Apresentação

"Nosso projeto foi super elogiado, apresentamos em seqüência (Relação dos Zetrezenses com o Cinema e Maratona de Cinema da Z-3). Teve um baita interesse do público, que fez várias colocações interessantes, e, depois, até vieram falar conosco em 'off'", conta Zanella.

Poucas e falsas expectativas

Não se esperava que a pesquisa Relação dos Zetrezenses com o Cinema ganhasse o primeiro lugar, pois "tinha umas pesquisas muito boas mesmo", diz Reinhardt. Segundo Zanella, "houve apresentações bem mais precisas do que a nossa, mas a Relação dos Zetrezenses com o Cinema foi a única que teve uma aplicação prática."

Quanto à Maratona, porém, a organização estava confiante, pois de acordo com o quadro de ensalamentos enviado pela equipe do Expocom Sul, não havia trabalhos inscritos na categoria Evento. Ao conseguir transferir a Maratona de Cinema da Z-3 para esta classificação, cresceu a expectativa de levar o prêmio.

No entanto, parece que não foi só com a Maratona que aconteceu essa falha. "Tinha uns seis eventos inscritos, todos em categorias diferentes", conta Reinhardt - que não ganhou com os trabalhos relacionados à Maratona, mas levou o prêmio Produto Interpretativo com a série Trânsito e Cidadania. Outros trabalhos vencedores, apresentados por alunos da UCPel, podem ser vistos no blog Cobertura Intercom Sul 2008.