quinta-feira, 13 de março de 2008

Sobre o projeto

A Maratona de Cinema da Z-3 é um projeto experimental acadêmico, sem fins lucrativos, voltado para o lazer e o desenvolvimento socioeconômico da comunidade zetrezense. Trata-se da realização de três dias de exibições gratuitas de produções cinematográficas nacionais, inclusive locais, com entrada franca. Destinado aos públicos interno (moradores da colônia) e externo (moradores de outras áreas da cidade), o projeto engloba ainda a realização paralela de uma feira de artesanato, lanches e pratos típicos da comunidade nos intervalos entre as sessões.

A colônia Z-3 é o segundo distrito do município de Pelotas e a maior parte de sua população – de mais de 3,2 mil habitantes - é composta de pescadores, de modo que quase a totalidade das pessoas que vivem na localidade depende direta ou indiretamente da pesca artesanal.

Resultados de uma pesquisa realizada em novembro do ano passado – a qual serviu de base e estímulo para o desenvolvimento deste projeto – demonstram a existência de grande interesse por parte da comunidade moradora da colônia Z-3 pelo cinema (mais de 65% responderam que costumam assistir filmes sempre ou quase sempre).

Seguindo a tendência geral, o principal meio utilizado para assistir filmes é o DVD doméstico, de modo que a apreciação cinematográfica ocorre quase que exclusivamente de forma individual ou semi-individual (mais de 75% dos entrevistados responderam que nunca foram ao cinema). Os principais motivos apontados para esse fato foram os custos com o transporte e o ingresso, e a difícil acessibilidade devido à distância de aproximadamente 25 quilômetros do centro da cidade, onde se localizam as salas de cinema mais próximas. Outro dado verificado é que os filmes assistidos são, em sua maioria, estrangeiros e parte do grande circuito comercial, e o conhecimento sobre as produções nacionais é mínimo.

Pelo que foi constatado, salienta-se a real importância de oportunizar aos zetrezenses um evento participativo, do qual os membros da comunidade sejam ao mesmo tempo expectadores – com a possibilidade de apreciação coletiva do cinema – e atores – no sentido de poderem mostrar aos visitantes da mostra sua culinária e sua arte – principais produtos culturais originários da tradição pesqueira da Z-3.

5 comentários:

Marcos Leivas disse...

Parabéns pelo projeto! São iniciativas como essas que agregam valor não apenas à sociedade, mas também a vocês gurias, futuras profissionais da comunicação!

Beijão! :-)


p.s.: fui o visitante número dois!

Bianca Zanella disse...

Hehehe... Valeu Marquito!!! Graças ao teu "suporte on-line" temos um contador! :)

Dani disse...

Pô, que massa gurias. Tomara que seja um grande "evento" :) bjos

Gabriela Zago disse...

Bela iniciativa! Boa sorte com o projeto :)

Mauricio disse...

Me candidato a contra-regra =P vai ser mt tri! Parabéns por concretizar o projeto gurias ( se não eu ia me arrepender daquela tarde de sol das pesquisas =P ).