Apesar de termos empenhado grande cuidado em preparar, dentre os filmes que haviam disponíveis (com concessão de licença para exibição pública) uma programação diversificada, com conteúdos interessantes e capaz de satisfazer um público heterogêneo, erramos!
Algumas observações:
Diferentemente do que esperávamos, nosso público principal não se constituiu de famílias, e sim de crianças (veja a classificação de faixa etária indicada na análise do público). Deste modo, ainda que a maioria dos filmes tivesse classificação livre, nem todos eram adequados ao entendimento do público infantil, por se tratar de temas, por vezes, demasiadamente complexos.
Se tivéssemos previsto o baixo comparecimento de adultos, teríamos preparado uma programação mais específica para os públicos infantil e infanto-juvenil, dentre os quais a Maratona de Cinema obteve maior aceitação. (veja o ranking de filmes/sessões que obtiveram maior aprovação).
Outro equívoco foi incluir na lista de filmes dois documentários que, por serem produções estrangeiras, não condiziam com a proposta central do projeto de exibir apenas produções nacionais. Como a falha só foi percebida após o início da sessão, foi mantido o documentário Efeito Estufa, porém a comissão organizadora optou por cancelar a exibição de Design Ecológico, marcada para o segundo dia.
Em seu lugar, antes do documentário (este brasileiro e gaúcho) Ventre Livre, foi acrescentado o curta Ângelo anda sumido, da Casa de Cinema de Porto Alegre, e o curta Três Minutos. Este, por sua vez, foi trocado de horário: fazia parte do primeiro bloco de curtas do segundo dia, junto com filmes do Gerbase. Como estes tinham classificação "18 anos", optamos por exibi-lo mais tarde, com outros de classificação livre para permitir que um maior público pudesse assistí-lo.
O curta O dia em que Dorival encarou a guarda também foi mudado de horário. Passou da primeira sessão do segundo dia (domingo) para a terceira, junto com outros curtas. Em seu lugar, no mesmo bloco dos curtas de João Simões Lopes Neto, foi incluída outra produção pelotense: Jorge Nelson e a Hipnose Magnética.
Estas foram as modificações aplicadas à programação oficial do evento. Salientamos que tais medidas foram tomadas como resposta a situações não previstas, e visando o melhor andamento da Maratona. Pedimos desculpas por eventuais transtornos que tenham sido causados por estas alterações.
Algumas observações:
Diferentemente do que esperávamos, nosso público principal não se constituiu de famílias, e sim de crianças (veja a classificação de faixa etária indicada na análise do público). Deste modo, ainda que a maioria dos filmes tivesse classificação livre, nem todos eram adequados ao entendimento do público infantil, por se tratar de temas, por vezes, demasiadamente complexos.
Se tivéssemos previsto o baixo comparecimento de adultos, teríamos preparado uma programação mais específica para os públicos infantil e infanto-juvenil, dentre os quais a Maratona de Cinema obteve maior aceitação. (veja o ranking de filmes/sessões que obtiveram maior aprovação).
Outro equívoco foi incluir na lista de filmes dois documentários que, por serem produções estrangeiras, não condiziam com a proposta central do projeto de exibir apenas produções nacionais. Como a falha só foi percebida após o início da sessão, foi mantido o documentário Efeito Estufa, porém a comissão organizadora optou por cancelar a exibição de Design Ecológico, marcada para o segundo dia.
Em seu lugar, antes do documentário (este brasileiro e gaúcho) Ventre Livre, foi acrescentado o curta Ângelo anda sumido, da Casa de Cinema de Porto Alegre, e o curta Três Minutos. Este, por sua vez, foi trocado de horário: fazia parte do primeiro bloco de curtas do segundo dia, junto com filmes do Gerbase. Como estes tinham classificação "18 anos", optamos por exibi-lo mais tarde, com outros de classificação livre para permitir que um maior público pudesse assistí-lo.
O curta O dia em que Dorival encarou a guarda também foi mudado de horário. Passou da primeira sessão do segundo dia (domingo) para a terceira, junto com outros curtas. Em seu lugar, no mesmo bloco dos curtas de João Simões Lopes Neto, foi incluída outra produção pelotense: Jorge Nelson e a Hipnose Magnética.
Estas foram as modificações aplicadas à programação oficial do evento. Salientamos que tais medidas foram tomadas como resposta a situações não previstas, e visando o melhor andamento da Maratona. Pedimos desculpas por eventuais transtornos que tenham sido causados por estas alterações.