segunda-feira, 21 de abril de 2008

Erramos! (Alterações na Programação)

Apesar de termos empenhado grande cuidado em preparar, dentre os filmes que haviam disponíveis (com concessão de licença para exibição pública) uma programação diversificada, com conteúdos interessantes e capaz de satisfazer um público heterogêneo, erramos!

Algumas observações:

Diferentemente do que esperávamos, nosso público principal não se constituiu de famílias, e sim de crianças (veja a classificação de faixa etária indicada na análise do público). Deste modo, ainda que a maioria dos filmes tivesse classificação livre, nem todos eram adequados ao entendimento do público infantil, por se tratar de temas, por vezes, demasiadamente complexos.

Se tivéssemos previsto o baixo comparecimento de adultos, teríamos preparado uma programação mais específica para os públicos infantil e infanto-juvenil, dentre os quais a Maratona de Cinema obteve maior aceitação. (veja o ranking de filmes/sessões que obtiveram maior aprovação).

Outro equívoco foi incluir na lista de filmes dois documentários que, por serem produções estrangeiras, não condiziam com a proposta central do projeto de exibir apenas produções nacionais. Como a falha só foi percebida após o início da sessão, foi mantido o documentário Efeito Estufa, porém a comissão organizadora optou por cancelar a exibição de Design Ecológico, marcada para o segundo dia.

Em seu lugar, antes do documentário (este brasileiro e gaúcho) Ventre Livre, foi acrescentado o curta Ângelo anda sumido, da Casa de Cinema de Porto Alegre, e o curta Três Minutos. Este, por sua vez, foi trocado de horário: fazia parte do primeiro bloco de curtas do segundo dia, junto com filmes do Gerbase. Como estes tinham classificação "18 anos", optamos por exibi-lo mais tarde, com outros de classificação livre para permitir que um maior público pudesse assistí-lo.

O curta O dia em que Dorival encarou a guarda também foi mudado de horário. Passou da primeira sessão do segundo dia (domingo) para a terceira, junto com outros curtas. Em seu lugar, no mesmo bloco dos curtas de João Simões Lopes Neto, foi incluída outra produção pelotense: Jorge Nelson e a Hipnose Magnética.


Estas foram as modificações aplicadas à programação oficial do evento. Salientamos que tais medidas foram tomadas como resposta a situações não previstas, e visando o melhor andamento da Maratona. Pedimos desculpas por eventuais transtornos que tenham sido causados por estas alterações.