sábado, 19 de abril de 2008

Espaço multicultural na Z-3 incrementa a Maratona

Entre o Dia do Índio e o Dia de Tiradentes uma diversidade de atrações culturais na Z-3. A tarde deste 19 de abril, na colônia de pescadores, foi plural em termos de cultura e entretenimento e seguirá assim até segunda-feira (21). Cinema acompanhado de artesanato, literatura e jornalismo comunitário: a Maratona de Cinema reúne diferentes atividades no Salão Paroquial João Paulo II.

Literatura e teatro

Entre uma exibição e outra, o público pode conferir do lado de fora do salão o trabalho voluntário da zetresense Ana Margarete Pereira – a Meg como é popularmente conhecida. Com mesas e murais, Meg expôs parte dos projetos que conduz. Um deles é o Arca das Letras, iniciativa do Governo Federal que disponibiliza gratuitamente, por empréstimo, livros aos moradores. O acervo de Ana já conta com cerca de 300 títulos entre didáticos e pesquisa, literatura infantil, leitura de jovens adultos e outros gêneros que podem ser locados junto à Maratona.

Outra mostra interessante disponível ao público, divulga o trabalho que a voluntária desenvolve por meio do grupo de teatro amador Lagoa Doce. Apresentações, atividades lúdicas e festivas estão detalhas numa exposição de fotos. “Esta é uma tarde realmente cultural aqui na Z-3. Uma ótima oportunidade para as crianças e até adultos que nunca tiveram contato com cinema conhecerem essa arte”, comentou.

Artesanato

O que também diversificou as atrações culturais da Maratona foram as cores, formas e artigos empregados no trabalho manual produzido pelas artesãs Ângela da Rocha e Bete Portela. Com fios de rede de pesca, escamas e ossos de peixe, sementes e alguns adornos, elas criam bijuterias e enfeites que revelam toda a criatividade com o manuseio da matéria-prima encontrada na natureza. As peças confeccionadas por elas, variam entre R$ 1,50 e R$ 20,00 e podem ser adquiridas no local até segunda-feira (21).

O artesanato zetrezense enriqueceu a Maratona

Jornalismo comunitário

A equipe de estudantes do curso de Comunicação Social da UCPel, também marca presença no local e se reveza para a cobertura integral do evento. Reportagens, fotos e toda a repercussão da Maratona estarão na edição de abril do jornal O Pescador, projeto de jornalismo comunitário desenvolvido há oito anos naquela comunidade.


Texto: César Soares
Foto: Carolina Silveira

Nenhum comentário: