segunda-feira, 9 de junho de 2008

Apesar das boas críticas, Maratona de Cinema não leva prêmios no Intercom

Não faltaram elogios para o trabalho de pesquisa e para o evento pioneiro desenvolvidos na colônia Z-3, e defendidos por mim e pela acadêmica Aline Reinhardt no Intercom Sul 2008, realizado de 29 a 31 de maio na Unicentro, em Guarapuava/PR .

O projeto da Maratona de Cinema da Z-3 e a pesquisa de opinião que avaliou previamente a relação dos moradores da comunidade com o cinema - elaborados por nós duas e pelas colegas Karina Peres e Cíntia Arbeletche, todas bacharelandas em Jornalismo pela UCPel - disputaram prêmios em categorias dominadas pela área de Relações Pública. Aliás, não fosse pela nossa representação, os RP´s teriam sido absolutos nas duas modalidades em que concorremos.

Concorrendo com outros sete trabalhos, a pesquisa Relação dos Zetrezenses com o cinema
não superou o estudo sobre a Responsabilidade Social como atividade profissional de Relações Públicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vencedora da categoria.

O projeto da Maratona de Cinema da Z-3 foi apresentado na seqüência da pesquisa, já que por erro da própria organização do Intercom Sul havia sido incluído na categoria errada, mas oficialmente concorreu pela categoria Evento como único inscrito.

O trabalho planejado no segundo semestre de 2007 e executado em abril deste ano chamou a atenção e rendeu elogios por parte do público presente na apresentação, mas os resultados da iniciativa aparentemente não entusiasmaram a banca, que demonstrou desconhecimento a respeito do assunto tratado no projeto. "Uma das julgadoras perguntou por que tínhamos realizado um projeto voltado para o cinema e não para a dança, ou para a música, sendo que a baixa acessibilidade ao cinema, ao contrário do que acontece com esses outros tipos de artes já havia sido justificada anteriormente, quando dissemos que a intenção era proporcionar algo que a comunidade era carente, conforme constatamos com a nossa pesquisa", relatou Aline.

Admitindo não conhecer a maioria dos títulos que integraram a programação do evento apresentado, sendo que a maioria deles são marcos históricos do cinema nacional, a mesa ainda considerou "pouco" o público de mais de 610 pessoas presentes nos três dias de sessões realizadas.

Apesar das críticas, a premiação da Maratona de Cinema da Z-3 era mais do que esperada, visto que era o único evento concorrente. No entanto, para a frustração da torcida da UCPel, apenas no momento da premiação foi anunciado que havia outros trabalhos na disputa, que mudaram de categoria na última hora. O prêmio acabou ficando com a Universidade Federal de Santa Maria, pelo projeto Chuveiro é o Hall.

"O pior é que não ficamos sabendo nem para quem perdemos, já que este projeto não aparece nos anais do Congresso", lamenta Aline, que não tem certeza, sequer, se os projetos concorrentes foram todos avaliados pelo mesmo júri, já que foram apresentados junto a categorias distintas.

Mas, como "vão-se os louros", o prêmio no Intercom pode não ter ocorrido, mas os resultados práticos e acadêmicos da Maratona de Cinema já foram mais do que reconhecidos. Alguém duvida? http://cinez3.blogspot.com


Matéria originalmente publicada em:
Jornalismo Digital, por Bianca Zanella

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!