domingo, 6 de abril de 2008

Z-3, uma colônia hospitaleira

Prestigie a Maratona de Cinema da Z-3 e aproveite para conhecer as belezas naturais e culturais da Colônia!


Foto: Karina Peres | Mais fotos

O que você pode fazer na Z-3:

Passeie de barco pela história

Um passeio de barco guiado mostra a exuberância natural da Lagoa dos Patos e a beleza histórica da Ilha da Feitoria, a poucos quilômetros da Colônia Z-3. Atividades como acampamentos, caminhadas, banho e pesca são opções para incrementar o passeio. Prova de que não é preciso ir longe para encontrar um programa diferente e interessante.

Foto: Thiago Piccoli | Mais fotos

A Ilha da Feitoria, antigamente chamada de Canguçu, é considerada desde 1993 patrimônio histórico de Pelotas e conserva ainda hoje traços culturais de seus primeiros habitantes. Uma das atrações do lugar é o famoso Casarão da Sotéia. Construído por índios há aproximadamente 230 anos, o Casarão foi usado para abrigar senhores e aprisionar escravos na épocada feitoria de linho cânhamo (fibra vegetal), por volta de 1780.

O passeio dura uma hora e durante o percurso pode-se perceber as belas paisagens da grande lagoa, com direito a visita a um banco de areia chamado de "Coroa dos Patos", habitat natural de aves nativas.

Nascido na Z-3, Danglares Fernandes, o "Dan", é quem guia os visitantes. Para garantir a segurança, no barco e em terra, ele oferece coletes salva-vidas e estacionamento fechado para quem for de carro.

Agende seu passeio!

Contato pelo telefone 3226-0042, com Dan.


Experimente as delícias do Kiosque

Foto: Karina Peres | Mais fotos

Logo na entrada da colônia o visitante é recepcionado pela dona Noeli e pelo seu Hélio no Kiosque. Nesse humilde restaurante à beira da Lagoa, você pode experimentar algumas saborosas iguarias do cardápio zetrezensse, como o pastel de camarão e as ovas de tainha, temperados pela simpatia dos dois proprietários. O camarão à zetrezensse, a moqueca de peixe e o siri (preparado de vários jeitos) também estão entre as especialidades da casa.

O Kiosque oferece à venda os pratos prontos para o consumo ou congelados, e aceita encomendas. Durante a Maratona de Cinema, nos dias 19, 20 e 21 de abril, o restaurante funcionará simultaneamente em sua sede, na entrada da colônia, e na cantina do Salão Paroquial, para deixar com água na boca os espectadores do evento, que poderão apreciar essas raridades gastronômicas nos intervalos entre as sessões.

Contato pelo telefone 3226-0056 ou 3226-0174, com Noeli.


Ande pelas pacatas ruas da colônia


Foto: Bianca Zanella | Mais fotos

Caminhe pelos trapiches e desfrute da vista da bela paisagem, com a exuberante fauna e a flora das margens da Lagoa dos Patos. Admire a coreografia dos pássaros, ande pelas ruas, converse com os moradores e aprecie a riqueza da cultura pesqueira artesanal em evidência.


Em breve neste blog mais dicas de lazer e programas culturais que você pode encontrar na Z-3!

Um comentário:

Aline Reinhardt disse...

Essas fotos estão lindas!!
Só de olhar dá vontade de ficar lagarteando na paz da Z-3...