sexta-feira, 11 de abril de 2008

Um projeto que vai além das telas de cinema

De 19 a 21 de abril ocorre a Maratona de Cinema da Z-3, no salão paroquial daquela comunidade. Serão 18 horas de programação, 28 filmes – entre curtas e longas metragens – inclusive produções locais, mais de 20 expositores e cerca de 30 apoiadores envolvidos direta e indiretamente com o evento.

A colônia Z-3 é o segundo distrito do município de Pelotas e a maior parte de sua população – de mais de 3,2 mil habitantes - é composta de pescadores, de modo que quase a totalidade das pessoas que vivem na localidade depende direta ou indiretamente da pesca artesanal.

A Maratona é um projeto experimental acadêmico de alunas do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) que tem como finalidade os seguintes tópicos, além de acrescentar novos dados às pesquisas acadêmicas existentes acerca dos temas cinema, acessibilidade na zona rural, turismo rural e lazer e cultura na Z-3:

· Proporcionar o acesso ao cinema enquanto arte de apreciação coletiva aos moradores da Colônia Z-3 (zona rural do município de Pelotas/RS);

· Divulgar e valorizar a produção cinematográfica brasileira, especialmente a gaúcha;

· Fomentar o desenvolvimento do turismo e da economia local através da associação da atração a outras opções de lazer oferecidas na colônia; e

· Promover a auto-estima da comunidade através da valorização de seu patrimônio natural, histórico e cultural.


O projeto foi criado a partir de uma pesquisa realizada no final do ano passado com moradores daquela localidade, na qual se pode constatar, entre outros dados, uma lamentável estatística: mais de 75% dos zetresenses nunca foram ao cinema. Esse dado foi verificado especialmente entre entrevistados com perfil mais jovem. Explica-se: Até os anos de 1960 funcionava na comunidade um cinema em um local que hoje serve como galpão onde são armazenados utensílios de pesca. A distância e o valor dos ingressos e do deslocamento foram os fatores apontados como principais causas deste baixo índice de acessibilidade. (Veja aqui a pesquisa e o projeto teórico na íntegra).

Em nossa comunidade no Orkut há um fórum aberto a discussão deste assunto e de temas relacionados ao projeto. Para mais informações, visite nossa “sala de imprensa” no endereço http://cinez3.blogspot.com. Neste site também estão disponíveis imagens para divulgação em alta resolução.

O projeto conta com o apoio cultural de: Universidade Católica de Pelotas, Casa de Cinema de Porto Alegre, Cinematográfica Clube Silêncio, CineSesc, Moviola Filmes, Público Cinema, Studio Laços, Curso de Cinema e Animação da UFPel, Prefeitura de Pelotas – Secretaria Municipal de Cultura, Postos São José, Graphos Cópias, Lojas Manlec, Evidency – Espaço da Beleza, Farmácia Nossa Senhora Aparecida, Arataca T-Shirts, Studio Flutuante Sonorização e Diário Popular.

Contato pelo telefone (53) 8403-1615 ou pelo e-mail cinez3@gmail.com

Nenhum comentário: